quarta-feira, abril 19, 2006

Humoristas de qualidade

1 - Herman José
Eternamente o melhor humorista nacional e como dizem os gatos fedorentos também alemão.
Tem uma excelente equipa a escrever para ele mas isso não retira nada ao valor do comediante. É um grande comunicador e alia isso a uma frontalidade fora do comum.
Tenho pena do formato, esgotado diga-se, do HermanSic pois enfatiza as entrevistas (por vezes inócuas e ou estúpidas como Linda Reis ou Alexandrino) em detrimento dos sketches que tão bem ele sabe fazer como o Melga Shop no saudoso dueto com José Pedro Gomes ou o Diácono Remédios, O Esteves, o Engenheiro ou até mesmo no inicio do Herman SIC no CREDO com a participação do Nuno Lopes;
Também gostava que ele fizesse mais cinema e teatro. O último filme que vi foi um Telefilme na SIC;

2 - José Pedro Gomes
É um actor muito versátil e talentoso. Protagonizou com Herman Sketches fantásticos. Também com António Feio fez e faz trabalhos espectaculares como a conversa da treta.
Herman considera-o o melhor actor nacional no género da comédia. Eu também.
José Pedro procura alertar sempre para as merdas que mal se fazem neste país como as obras que acabam e recomeçam e demoram uma eternidade. Consegue fazer rir com isto.

3 - Bubu – Rui Almeida
Ouço-o todos os dias nas bolas com creme na antena 3. é muito talentoso e consegue fazer interpretações de Nuno Rogeiro como ninguém. Faz do quotidiano a sua inspiração e sobre ele escreve crónicas fantásticas que estão de resto em suporte digital em www.bolascomcreme.com.
A meu ver tem um futuro brilhante pelo que acho que vai acabar por ter participações mais consistentes na televisão;

4 - Nuno Markl
Este tipo é bom na rádio, nos cd´s e nos livros. Na televisão escapa mas não é lá muito telegénico. É multifacetado: desenha muito bem, tem jeito para a informática, escreve por exemplo para o Herman, já lançou uma série de livros e ou cd´s com bastante êxito. É um dos radia listas mais conceituado.
Teve o “o homem que mordeu o cão” durante sete anos com um sucesso brutal. Recordo-me que à noite quando tomava café conversava com os meus amigos sobre o programa do dia. Hoje me dia oiço-o diariamente na antena 3 em “Há vida em Markl”
Escreve/fala sobre a sua vida. Não tem pudores e por isso tem sucesso;
5 – Maria Rueff
É uma grande actriz que vive um pouca na sombra do Herman. Tem talento e teve dos melhores programas de sempre “o programa da Maria” que infelizmente estava condenado ao insucesso pelo facto de ir para o ar a horas impróprias para as pessoas que trabalham das 8 ás 18 ou estudam...
6 – Marco Horácio
É um bom actor e um excelente comunicador. Consegue fazer de um texto simples uma interpretação digna de fazer rir qualquer um. É um dos pilares da SIC. O êxito de levanta-te e ri deve-se essencialmente a ele. Quase só me interessa ver o preambulo do programa dele.
Canta relativamente bem mas não é isso que o fez vender o “rouxinol faduncho” mas sim as letras desses fados!
Tem futuro no humor nacional. A SIC não o deve deixar escapar!

7 – Bruno Nogueira
É um excelente actor e um razoável comentador. A expressão das suas actuações é a sua marca de sucesso. Consegue falar de futilidades de uma forma tão séria que o (tel)espectador ri-se perdidamente;

8 – Ricardo Araújo Pereira
É, a meu ver, a principal figura dos “gato fedorento”. Tem evoluído muito e está entre os melhores.

9 – Francisco Menezes
Este humorista tem como grande qualidade a voz. Canta muito bem. Tem potencial elevado se calhar demasiado elevado para brincar com a música. Devia levar a coisa mais a sério. Para alem da musica também diz umas coisas interessantes.


10 - Luís Filipe Borges
O apresentador da revolta dos pasteis de nata tem talento q.b. e foi uma agradável surpresa. É advogado mas nunca exerceu… safou-se bem.
Consegue estar a falar sobre culinária de forma séria e num ápice fazer humor com isso.

2 comentários:

Anónimo disse...

concordo, são humoristas de qualidade, mas ainda faltam uns quantos, tipo:
-Luis Filipe Vieira;
-José Veiga;
-Pinto da Costa;
-Dias da Cunha;
-José Madail;
-e o Palhaço sem piada alguma - "Scolari"

Anónimo disse...

ups.... esquecime desses....
podes crer...
adriano