terça-feira, abril 11, 2006

Opinian maker
Este é o termo moderno para descrever os críticos de tudo e todos.
Temos para todos os gostos: generalistas, especialistas em economia, politica, musica, cinema, história, televisão, futebol, árbitros, tertúlias etc…
Devo por isso confessar que admiro os “Opinian Maker’s”. Atenção que não os admiro pelo que dizem!, mas por conseguirem ganhar dinheiro com isso.
A meu ver todos eles têm defeitos. Uns menos do que outros. Ficam alguns exemplos:
Marcelo Rebelo de Sousa: é um proeminente professor catedrático que se notabilizou com comentários semanais na TSF Rádio Jornal na década de noventa. O programa protagonizado por ele consistia em avaliações politicas e catapultou o professor no Partido Social Democrata. Militante no PSD desde muito cedo foi presidente do PSD e líder da oposição ao governo de Guterres no final dos anos noventa, sem sucesso digno de registo.
Depois de abandonar a chefia do PSD dedicou-se novamente aos comentários políticos na TVI até ao escândalo verificado em 2004 entre TVI, autoridade da Concorrência e o ministro dos assuntos parlamentares. Actualmente tem um programa dominical na RTP 1 depois do Telejornal.
Os comentários do professor sempre foram apreciados pela generalidade dos ouvintes e ou telespectadores. Em boa verdade o eleitorado de centro direita é aquele que o mais aprecia. Vejo nele alguma imparcialidade, contudo quando se fala em Santana Lopes ele despe essa isenção e revela até algum facciosismo.
Marcelo peca por querer impingir uma série de livros. Peca por ter dar opinião sobre tudo e mais alguma coisa. Todos devemos ter opinião sobre tudo mas revelar apenas aquilo em que somos especialistas. A maneira que temos para exprimir sobre tudo é aqui: num blog, numa página pessoal etc..
Nuno Rogeiro: este sabe de tudo. Finanças, politica nacional e internacional, conjuntura internacional, conflitos étnicos e religiosos, ocidente e oriente, futebol, gripe das aves, caramelos, etc. trabalha em rádio, jornal e na televisão.
Miguel Sousa Tavares: jornalista e jurista é pretensioso e quando o assunto é o Futebol Clube do Porto é completamente parcial. Aparece semanalmente no Jornal Nacional.
Pacheco Pereira: mal amado no Psd é um bocado contra tudo e todos. Aparece na quadratura do círculo.
Cinha Jardim, Cláudio Ramos, Lili Caneças: vou escrever a importância destas figuras: 0 ou se preferirem zero.
a não ser que se goste de saber a marca de shampoo da familia real do Monaco ou o tipo de fio dental que Paulo Portas usará.
Gabriel Alves e Jorge Baptista: já está.
Falta ainda uma série de nomes desde os famosos críticos de cinema do JN até aos críticos de cinema tipo José Paulo Alcobia que passa a vida a falar nas pretensas conversas que teve com Brad Pitt ou Angelina Jolie.
Eu de facto admiro estes gajos. Conseguem ser pagos para dizer aquilo que pensam ou que lhes apetece dizer (escrever).
Critico apenas a antena 3, a RTP, a antena 1 pois são empresas publicas e deveriam racionalizar custos em vez de esbanjar dinheiro com comentadores. Que me adianta ouvir o Alcobia na antena 3 dizer que adorou “Broakback mountain”. Se eu quiser ver um filme não vou ver por um tipo qualquer dizer que é bom ou mau. A melhor forma de saber se é bom ou mau é perguntar a um amigo que já foi.
Na RTP ouvimos durante uma série de tempo o palhaço, frustrado e apaneleirado Jorge Baptista dizer que Vítor Baía era um produto de marketing, que não tinha potencial, que chegou onde chegou por causa dos jornais desportivos. Não preciso defender Baía pois a carreira fala por si. Porque razão eu contribuinte tenho que ajudar a pagar um vencimento a um paspalho como este.
Chegamos ao ridículo. Estamos perante um absurdo. Quando cavaco anunciou a candidatura as rádios e televisões reuniram os “Opinian makers” e mal a comunicação do agora Presidente acabou fomos “bombardeados” por opiniões…. Nessa noite ouvi tipos a dizerem que Soares havia sido mais coerente com a sua candidatura (ele que 8 meses antes de se anunciar candidato tinha afirmado nunca mais se candidatar para qualquer coisa)!
mas estes tipos conseguem ser pagos!! é obra.






2 comentários:

Anónimo disse...

É Opinion, meu caro.

Anónimo disse...

exactamente .. opinião... e isso não de discute..