quarta-feira, abril 12, 2006

reformas... esbanjamentos... que nojo pá!


500% de aumento das pensões de elevado valor em Portugal desde 1995.

Mete nojo, revolta, indigna, desencoraja, saber que as pensões elevadas (aquelas em que os pensionistas recebem aos milhares de euros mensalmente) aumentaram 500% comparativamente com 1995. Quando ouvi essa notícia só não disse alto o que pensei porque estava no local de trabalho. Vocês sabem do que estava a pensar…
Se pensarmos que marmanjos como Luís Filipe Pereira, Ferreira Amaral, Paulo Portas ou Santana Lopes ganham mais de cinco mil euros por mês sem fazerem nem nunca terem feito a ponta de um corno dá vontade de partir tudo.
Tudo isto se agrava quando assistimos a primeiros-ministros, ministros, secretários de estado e demais escumalha fretarem jactos para se deslocarem dentro de Portugal Continental.
Claro que Sócrates disse que ia mudar isso mas a proposta dele passa por limitar a mama: ou se pode mamar na teta direita ou na esquerda. Nas duas é que não! Isso era antigamente (agora os detentores de cargos políticos que origem pensões aquando o término do exercício das funções dos mesmos se continuarem a exercer ou iniciarem outra actividade politica têm de optar entre ganhar uma percentagem da pensão e ou outra sobre a remuneração).
Senhores engenheiro, isso são tretas. Fazer bem seria conceder reformas apenas aos 65 anos de idade e por valores nunca acima dos 1500€ mensais, digo eu.
Ficamos ainda mais enraivecidos quando olhamos para a televisão e vemos os deputados na assembleia a ler jornal ou em amena cavaqueira ou até a dormir e recebem 800 ou 900 contos mais 300 ou 400 em ajudas de custo. Sobre estes 200 e tal indivíduos sabemos que são excedentários. O hemiciclo deveria ser composto por 15 ou 20 deputados. Temos dois grandes partidos que vêm a repartir a maioria parlamentar (relativa ou absoluta). Sabemos que os deputados estão condicionados pelo partido (o deputado que votar contra o partido é excluído de uma maneira ou outra – Daniel Campelo por exemplo), logo para que engordar duzentos e tal?
Depois quando até vemos uma ou outra boa medida politica aparece um saco azul, uma conta na Suiça ou uma cunha da filha do ministro para entrar em medicina. Irrita não?!?
Claro que quando vamos a conduzir o nosso carrinho, mais humilde ou mais apetrechado, ficamos chateados quando a roda conta um buraco e outro e depois tem de ir ao mecânico para meter uma rótula de direcção ou um rolamento. Quando essa estrada é finalmente pavimentada pensamos que esses problemas acabaram só que os tipos do gás, da TV cabo ou outros quaisquer metem a máquina a abrir novamente valas na estrada acabadinha de alcatroar. Aqui pensamos porque raio são tão vezeiras estas situações. Porque carga de água não se planeiam estas coisas.com tanto engenheiro!
Assistimos ainda vezes sem conta a fugas de água a céu aberto, originando desperdícios de água imperdoáveis.
Tanto desperdício. Tanta assimetria, disparidade, desigualdade……que nojo pá!

1 comentário:

Anónimo disse...

e assim vamos nós por cá!!!