quarta-feira, maio 10, 2006

A Europa a 20 e muitos

Vinte anos depois da adesão de Portugal à União Europeia (CEE) a conclusão que se pode tirar é que Portugal esta efectivamente melhor. Mau era se um país que recebe mais do que paga pudesse estar pior! No entanto podia estar melhor….. Não acham?
A união europeia é uma das grandes potências mundiais. A famosa tríade é composta pelos EUA, Japão e União Europeia. Estes são colossos que no conjunto são paradoxalmente compostos, infelizmente.
Com efeito Portugal beneficiou de uma série de fundos que infelizmente não soube aproveitar aproveitar. Outros até não usaram!
O que é certo é que Portugal, com apenas 3 décadas completas de pluralismo democrático consegue estar melhor do que uma série (mais uma vez infelizmente) infindável de países.
Resumindo a União Europeia é claramente benéfica e o que é preciso é saber gerir, é preciso saber usar eficientemente os recursos pois eles são escassos.
Infelizmente Portugal não o tem sabido também quanto isso. Portugal foi o sétimo país a aderir à união e não deveria estar na cauda da tabela como, dasse…ainda mais uma vez infelizmente, é apanágio….
As estimativas apontam para que em 2007 a nossa suposta amada e idolatrada pátria, com Bandeiras nas janelas das casas e nas viaturas automóveis, seja o país membro da U.E com mais desempregados.
Temos por isso muito trabalho pela frente e como disse alguém um dia:
“O início de uma longa jornada começa num único passo”

1 comentário:

Ment0r disse...

Como dizia o outro, colega, IFADAP isto e IFADAP aquilo.

Agora já não há nada para ninguém e estamos no (_|_) da europa !