domingo, setembro 10, 2006

No dia 11 se Setembro de 2001 aconteceu o maior ataque terrorista da história. Tudo isto se passou no colosso país da América. 4 Aviões comerciais foram desviados por terroristas alegadamente ligados à Al Quaeda. Dois deles colidiram com as Torres Gémeas, outro no pentágono e o último despenhou-se numa zona verde por intervenção de corajosos tripulantes que assim minimizaram a desgraça. Nestes atentados morreram mais de 3000 pessoas.
Desde aí, e passaram já cinco anos, o mundo ocidental ficou com medo e infelizmente com razões para tal. Desde então aconteceu o 11 de Março em Madrid onde engenhos explosivos foram colocados nos comboios madrilenos provocando mais de uma centena de mortos. Mais recentemente Londres foi também alvo de atentados terroristas.
Com efeito muita coisa foi escrita e feita. Eu penso que a generalidade da prevenção é bem vinda. As autoridades devem estar atentas mas infelizmente a segurança não é uma garantia.
Os atentados terroristas vieram enfatizar ainda mais a divisão entre ocidente e oriente. Os lobys, a ignorância e a pobreza são barreiras à harmonia entre culturas tão diferentes. Se pensarmos que o se tem feito nesse domínio é insignificante, para não dizer nada, ficamos mais inseguros, nós e eles.
Hoje em dia a generalidade dos países são uma "melting Pot". Isto seria bom se pensarmos que podia haver um intercâmbio cultural e promover boas relações internacionais entre ocidente e oriente. Mas como referi no parágrafo anterior nada se tem feito neste aspecto e por isso por exemplo os muçulmanos são hoje alvos de um estereótipo grave (terrorista) e vice-versa.
O que fazer?
Eu creio que se tem de começar pela única forma de resolver as coisas que é a educação, que é o combate às assimetrias. Será um "projecto" a médio/longo prazo mas é o único capaz. Só eliminando o fanatismo, só eliminando os interesses instalados se podem atenuar/pacificar os actuais antagonismos.
Enfim acredito que isto é possível, quero acreditar pelo menos!

Sem comentários: