sábado, maio 19, 2007

são portugueses e têm muito talento!

O tema futebol é recorrente... tava a ver uns vídeos de futebol e comecei a pensar..
reparem temos Cristiano Ronaldo, Quaresma e Ricardo carvalho... temos jogadores de grande nível mundial... a secundar estes três temos Jorge Andrade, Miguel, Paulo ferreira e até Simão... atenção que não me esqueci do mágico Deco! Querem emergir Moutinho, nanai, Meireles e porque não bosingwa?

Claro está que a nossa lista termina por aqui... A do Brasil multiplicar-se-ia por 9 ou 10...

Esta diferença é determinante. Como não temos tantos não podemos abdicar dos melhores se os melhores estiverem bons..

Quando Scolari chegou a Portugal, ele que tinha dezenas (sem nenhuma hipérbole) de craques no Brasil... (basta pensar que por exemplo Deco foi ignorado), pensou que podia agir como se Portugal fosse o Brasil… em bom rigor nenhum país do mundo tem um leque tão alargado de craques como Brasil. Muito menos Portugal…

Assim Scolari abdicou de Baía, João Pinto e Sérgio Conceição.
Precisou de 2 anos, uma derrota a doer no euro 2004 para perceber que Ricardo Carvalho era de longe o melhor defesa central, que Rui Jorge era mediano (com muita benevolência este adjectivo), que Cristiano Ronaldo com 18 anos era melhor do que Simão… ou do que Pauleta ou Nuno gomes. Que Deco era melhor, estava muito melhor pelo menos, que Rui Costa… não percebeu que Baia, nessa época melhor guarda-redes da liga dos campeões cabia sempre na selecção… a titular obviamente…
É certo que Portugal ficou em segundo lugar… mas também é certo que perdeu duas vezes com a mediana Grécia, é certo que jogávamos em casa, é certo que Rui Jorge era mau de mais para a selecção, è certo que não ganhou! “As finais foram feitas para se ganhar”
O europeu passou mas os erros ficaram… no mundial 2006 o brasileiro optou por convocar boa morte, um jogador sem talento, aleijado em detrimento de um super Quaresma (melhor jogador dessa época na superliga) … apostou em todos os jogos em Pauleta, insistiu em Ricardo como titular. Portugal ficou em 4º… 3 frangos de Ricardo… que para não variar esteve ao seu nível nos jogos decisivos (frangos na final taça UEFA pelo Sporting, frango na final euro 2004) …
E se Portugal pudesse ter jogado com Figo, Quaresma e Ronaldo? Ooops.. Quaresma não foi convocado..
Ah e tal scolari é campeão do mundo.. pelo brasil…. Este gajo não é um treinador de topo..
Ah e tal mas ganha 35000 cts… pois…



4 comentários:

Archeogamer disse...

Peço desculpa, mas no concordo quanto a questão do baía, ele pode ter sido eleito o melhor guarda redes da liga dos campeões, mas que viu bem os jogos e viu que desde os 4ºs de final até afinal o homem sofre em 6 jogos uns tantos remates a baliza, nem muito difíceis... as exibições nos restantes não foram pro ali além.A defesa do Porto é que era boa, não o guarda redes que nunca foi acima do mediano.

Archeogamer disse...

P.S: Cumps :) mas o resto da análise até está perfeita.

Anónimo disse...

Quer dizer, a análise está de facto toda ela bem feita.
Em relação ao Baia, também está bem feita porque era verdade, só peca e está por defeito é na análise ao Ricardo ... os frangos foram mais que muitos, ele sim é uguardaredes mediano, mau, muito mau para uma selecção, agora e no passado! Há 3 amos abtrás já era mau e continua.

O Scolari, enfim! ganha muito dinheiro e está bem em Portugal, mas isso não faz dele um bom treinador.

adrianeites disse...

odysseus: não peça desculpa.. tem a sua opinião... válida e legitima!

mas já quero referir que factualmente está comprovado que Baía foi um guarda-redes de eleição, de nível mundial:
é por todas as sondagens realizadas o melhor guarda-redes português de sempre..(atrevo-me a dizer que isso é indubitavel);
é o jogador com mais titulos (títulos como liga dos campeões, taça uefa, taça das taças (que trio!), taça intercontinental, uma catrefada de campeonatos nacionais, taças de Portugal, supertaças candido de oliveira...)
a nivel individual foi eleito 8 ou 9 vezes melhor guarda-redes da superliga, melhor guarda-redes da liga dos campeões, melhor guarda-redes da europa...

dele foram treinadores em clubes e seleção, como boby robson, artur jorge, mourinho, ivic, carlos queiróz, ou humberto coelho e todos eles lhe confiaram a baliza!.....

são factos!
cp's