sábado, julho 10, 2010

gonden shares, privatizações etc..





eu penso desta forma:




Deve o governo ter golden shares?



Não, na minha opinião é ridículo esta ferramenta de controlo, porque desestabiliza os mercados, porque é um contra senso com a essência da democracia.



Devem outras entidades, publicas ou privadas, possuir golden shares?
Não, pelas razões evidenciadas no ponto anterior.


A PT é uma empresa estratégica para o país?


Não. Mesmo com a participação que a empresa detém na VIVO, não. Há que perceber que grande parte do capital da PT é estrangeiro (fundos de investimentos, etc). A PT é de facto uma grande empresa, tal como a EFACEC por exemplo, mas o interesse estratégico é algo muito complicado de comprovar. Na minha óptica as reservas petrolíferas e a electricidade por exemplo são verdadeiramente sectores estratégicos e prioritários e estes devem ser controlados pelo estado. Quando refiro controlado assumo que o estado deve deter 51% do capital destas empresas.


Que privatizações faria e porque?


Privatizava a RTP1 (RTP2 ficava como está) porque a RTP1 é um canal quase igual aos congéneres privados. A RTP1 não presta serviço público, tem telenovelas brasileiras durante a tarde, tem publicidade, tem concursos populares, tem jornalistas a ser pagos a peso de ouro: A RTP dá-se ao luxo de ir recrutar á concorrência: José Alberto Carvalho, Catarina Furtado ou Sílvia Alberto por exemplo. É uma empresa economicamente (como é gerida actualmente) inviável.
Não Privatizaria a CGD. Pese embora A CGD se comportar exactamente como a restante banca trata-se de uma empresa economicamente viável e por isso daria instruções para baixar spreads, de forma a estimular as outras entidades financeiras. Na CGD acabaria com as fortunas pagas a actuais, eis e futuros administradores.
Não privatizava Os CTT. Trata-se de um bom serviço, fiável e rentável.
Privatizava a TAP: Não é uma empresa economicamente viável (nas condições em que é gerida) e por isso daria a iniciativa aos privados.




relativamente a outras empresas do estado o critério, exceptuando a saúde, deve ser inerente á rentabilidade inerente das mesmas, sendo no entanto necessário analisar sempre caso a caso..


7 comentários:

LopesCaBlog disse...

Pois sinceramente não percebo portanto é melhor nem comentar.

C Valente disse...

Tudo isto é ridiculo para não dar outro nome.
Dequem é a PT senão dos grandes grupos e principalmente dos estrangeiros
Saudações amigas

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
C Valente disse...

Passei e deixo as minhas saudações amigas

C Valente disse...

Passei e deixo as cordiais saudações amigas

C Valente disse...

estou voltando com votos de bom fim de semana
Saudações amigas

C Valente disse...

Deixei no meu blog um simples presente com votos de BOAS FESTA
Saudações amigas