terça-feira, julho 04, 2006

Portugal passou ás meias-finais. Seremos, pelo menos, a quarta melhor equipa do mundo.
Mesmo sem jogar bem conseguimos eliminar os ingleses. Em abono da verdade tenho de assumir que fomos felizes pois ganhar nos penalties é sempre uma sorte, no entanto, procuramos essa sorte.
Ricardo esteve feliz nos penalties e foi importante. Durante o jogo não teve muito trabalho. Miguel realizou um bom jogo. Meira usou o seu porte físico para travar Rooney e esteve bem. Não é um central de classe apurada mas tem sido eficaz. A classe que falta a Meira sobeja a Ricardo Carvalho. Carvalho não manda um chutão para a frente. Para mim é o melhor central deste mundial. Nuno Valente esteve bem até à entrada de Lennon. Depois esteve menos bem pois perdeu sempre nos lances em velocidade.
Petit esteve razoável. Não tem características para ser o primeiro médio defensivo e se Erickson tivesse jogado com 2 pontas de lança seria terrível. Não tem estofo para estes jogos e muito menos para decidir… no lance do penaltie (que francamente bateu muito mal) via-se que tremia! Tiago foi uma desilusão. Parece que joga com medo. Tem de perder esse receio. Maniche foi uma vez mais o elemento mais dinâmico do meio campo distribuindo o jogo com a mesma mestria de sempre.
Figo jogou muito bem. Saiu com um pequeno toque. Pauleta foi a nulidade do costume. Ronaldo foi o melhor. Nunca teve medo de ir para cima das defesas e não tremeu no penalti decisivo. Simão não entrou como nos outros jogos mas esteve razoável e marcou o penaltie de forma irrepreensível. Hugo Viana esteve ligeiramente melhor que Tiago. Falhou o penaltie. Postiga marcou o penaltie e por isso esteve bem!
Scolari esteve como é normal… mal… primeiro insiste em manter Pauleta na equipa. Segundo: a jogar a mais um e com a Inglaterra toda no seu meio campo continuou com 4 defesas….
Para mim isto não espanta. As qualidades do brasileiro não são as qualidades técnico-tacticas. Ele tem mérito na condução dos seus jogadores no balneário, na confraternização e tal….
Agora vem a França que eliminou o grande favorito Brasil. Espero que Portugal ganhe. Acredito que com Costinha, Deco e Maniche no meio campo e com Figo, Simão e Ronaldo na frente podem vencer… vamos ver.

A propósito da França… a propósito de Ronaldo, a propósito de Figo e Zidane.
Os comentadores, alguns comentadores disseram que a França era uma selecção de velhacos, do velhaco Zidane… disseram que Zidane estava velho, acabado que não tinha respeito dos próprios colegas, disseram que jogava sem alegria.
Disseram (antes do mundial começar) que Figo estava em má forma, acabado…
Sobre Ronaldo (o Fenómeno) que estava gordo e que o tempo dele já era…

Agora eu apenas digo (como sempre disse) que Figo é o melhor jogador Português de todos os tempos, o melhor ainda desta selecção, um dos melhores deste mundial. Sobre Ronaldo digo que é o melhor marcador de sempre dos mundiais de sempre. Chega?!?
Sobre Zidane… que posso eu dizer sobre o jogador mais completo de sempre, sobre o melhor jogador que algum dia vi jogar, sobre o jogador que leva esta França para a frente….já sei…espero que tenha calminha nesta quarta feira…

1 comentário:

Marco Aurélio disse...

Adriano

Tivemos sorte aqui no Brasil de sermos eliminados, pois haveria um intenso uso político do resultado que traria muitos danos sociais ao país. Poderia até mesmo influir nos resultados das eleições de outubro. Boa sorte para Portugal. De coração!

Um abraço

Marco Aurélio