sexta-feira, agosto 11, 2006

GRANDE!


Francis Obikwelu ganhou duas medalhas de ouro no europeu de atletismo. O velocista bateu a marca só registava há mais de 20 anos. Isto sim é uma vitória. Isto é ser o melhor, isto sim é algo de excepção. Enchi-me de orgulho quando vi este super atleta com a bandeira de Portugal. Todos nos devíamos congratular. Este sim devia ter um prémio avultado isento de tributação em sede de IRS.
A história é nobre: começou a jogar futebol para se poder treinar, teve de vir para Portugal trabalhar na construção civil e foi aqui de teve a oportunidade de despontar para o atletismo. Só alguém com vontade e determinação poderia triunfar como ele. Ele é o exemplo a seguir, mas atenções não tentem segui-lo a correr… não devem ter grandes hipóteses!
Fico triste pela comunicação não dar o enfoque que ele merece. Ele ganhou 2 medalhas de ouro, um facto histórico. É campeão europeu nos 100 e 200 metros. Mas as televisões não se importam muito com isso. A nossa selecção nacional de futebol, de que ninguém gosta mais do que eu, nada ganhou. NADA! NOTHING! RIEN e a SIC teve emissões especiais até 8/10 horas antes do início dos jogos….
Irrita-me o culto pelo “quase que”, “faltou pouco para”. Devemos valorizar quem ganha. Rosa Mota, Carlos Lopes, Fernanda Ribeiro, Carla Sacramento, Manuela Machado, a selecção nacional de hóquei patins, o Porto pela liga dos campeões, Taça dos clubes campeões europeus, taça UEFA, supertaça europeia, e duas taças intercontinentais, o Benfica pelas duas taças dos clubes campeões europeus, o Sporting pela taça das taças, são claros exemplos de vitoria. Eles foram os melhores. Na alta competição isso é o que conta.
Na nossa vidinha quotidiana não importa isso. Importa estarmos entre os melhores.
Na alta competição também é importante estar entre os melhores mas não podemos fazer disso uma bandeira. Quero com isto dizer que nunca podemos ficar contentes por Portugal ter ficado em segundo lugar no Euro 2004 ou em terceiro na Inglaterra 66 ou em quarto na Alemanha 2006. Temos de ficar tristes de Portugal ter perdido duas vezes seguidas com a humilde Grécia e por isso ter perdido a final. Menos mau em segundo do que terceiro mas não passa tudo de mau!
Temos de ficar tristes por o Benfica ter perdido 5 finais europeias e o Porto outras 2! Foi mau. Bons foram as 6 que estas equipas ganharam (4 do Porto e 2 do Benfica).
Serve tudo isto para que as pessoas vejam as coisas como elas de facto são e não como elas podiam ter sido…. Reparem que o Benfica foi a uma porrada de finais europeias e apenas ganhou duas… o Porto foi apenas a seis e ganhou 4! No ranking vemos os vencedores!

Sem comentários: