segunda-feira, novembro 20, 2006

Este é um homem com sorte. Pagam-lhe para dizer o que pensa e ele quase que cumpre escrupulosamente as suas funções... quase.
diz sempre o que bem lhe apetece mas nem sempre o que pensa!
é jurista, docente, comentador (de politica, futebol, economia, legislação, literatura, finanças, cuecas, leitão, e outras coisas... é quase como o Nuno Rogeiro).

do ponto de vista académico/profissional tem um curriculum assinalável, por outro lado, no plano politico "marcelizando a coisa" diria que tem nota negativa.
a politica é, de resto, o grande obstáculo na vida de Marcelo. Quase ninguém o vê como um fazedor mas sim como um comentador que por força das frustrações politicas muitas vezes o levam a ser faccioso.
Veja se o caso de Santana Lopes... por muito que o professor não queira Santana é um politico com curriculum: foi durante 8 anos membro dos Governos de Cavaco Silva (por muito que o critiquem, incluindo o próprio Cavaco), ele foi membro do governo 8 anos em dez possiveis!
Ganhou as eleições na Câmara da Figueira da Foz....
conquistou Lisboa...
teve a coragem de assumir o governo quando Durão saiu abdicando de uma ambição sobejamente conhecida que era (e a meu ver ainda é) a Presidência da Republica, num cenário complicado mas ultrapassável onde apesar de ter resultados visíveis notoriamente positivos do ponto de vista de crescimento e estabilidade foi apunhalado por Sampaio.
mas eu não estou aqui a escrever para defender Santana... escrevo porque me irrita que alguém possa ser pago com dinheiros públicos para dizer aquilo que lhe pura e simplesmente lhe apetece sem que existam mecanismos para proteger o pluralismo. a história do direito ao contraditório é mesmo história...

quando Marcelo estava na TVI aí não me importava nada... não era espectador daquele programa, aliás nem tão pouco da estação televisiva, e acima de tudo aquela estação televisiva é privada e por isso até pode por Marcelo a apresentar o tempo...
na RTP é que não....
não faz sentido!

Ontem esperava que o programa dele acabasse para ver os Gato Fedorento e acabei por ouvir e pronto…. Puro facciosismo. Mas enfim vivemos assim... mesmo com um Provedor!

José Manuel Paquete de Oliveira
Provedor do Telespectador

• Nasceu na Ilha da Madeira, a 20 de Outubro de 1936. É casado. Tem dois filhos.
• É doutorado em Sociologia da Comunicação e da Cultura, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – ISCTE, através da Universidade Técnica de Lisboa (1989).
• Licenciou-se em Ciências Sociais - ramo Sociologia – na Universidade Gregoriana, PUG, de Roma, Itália.
• Aquando da sua indigitação para Provedor do Telespectador, vinha exercendo a profissão de Professor universitário no ISCTE (onde ingressara em 1978) e desempenhando o cargo de Vice-Presidente dessa instituição universitária, coordenando ainda o curso de Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação.

• Fora Chefe de Redacção do diário Jornal da Madeira (1960-69) e Director do Diário de Notícias, no Funchal (1974-76) e colaborador da Estação Rádio da Madeira.
• Em Lisboa desde 1976, ingressou na vida académica. Leccionou no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – ISCSP e no ISEG, da Universidade Técnica de Lisboa.
• Desde há muitos anos segue de perto o fenómeno da Comunicação social, quer como docente nesta área, quer como investigador e até em funções de jornalista profissional.
• Foi colaborador permanente do Expresso, do Diário de Lisboa e actualmente assina um artigo de opinião semanal no Jornal de Notícias.
• Foi comentador permanente na primeira Série de Casos de Polícia na SIC.
• Foi membro do Conselho Consultivo do ICAP - Instituto Civil de Autodisciplina da Publicidade. Até 2005 foi Presidente da Direcção da SOPCOM – Associação das Ciências da Comunicação e até Abril de 2006 da LUSOCOM - Federação das Associações de Ciências da Comunicação no Espaço Lusófono.
• Tem vários artigos publicados em Portugal e no estrangeiro no domínio das ciências da comunicação. Igualmente tem sido coordenador ou director de vários projectos de investigação neste mesmo domínio científico no âmbito nacional e internacional.






Sem comentários: