quarta-feira, julho 12, 2006

Ainda sobre o mundial de futebol

Terminado o mundial é tempo de Balanço. A primeira conclusão a retirar deste mundial é cada vez mais o preciosismo táctico impera nas selecções que pretendem ganhar. De facto as boas equipas de hoje devem, têm, de ser construídas de trás para a frente. A Itália é uma velha defensora desta tese e por também por isso é a segunda selecção com mais títulos mundiais. Com efeito penso que a Itália foi uma justa vencedora, como seria também a França. A Itália conjugou 3 factores fundamentais: Organização, Vontade e Sorte. Estes são factores vitais para o sucesso. A França teve Organização, teve vontade mas na final não teve sorte. Portugal teve sorte ao ganhar a Inglaterra, vontade ao ganhar à Holanda e contra a França teve menos vontade que os gauleses e faltou a sorte e organização. A organização foi sempre deficitária, ora por castigo de jogadores (como Costinha) ora por défice qualitativo intrinsecamente afecto ao treinador. A Alemanha teve Organização e Vontade durante todo o mundial. Quanto à sorte aquela que sobejou contra Portugal (Frango de Ricardo e outro golo mal batido) faltou contra a Itália (sofreu um golo a 2 minutos do fim).
Brasil foi a decepção pois Lúcio, Kaká, Ronaldinho, Ronaldo, Adriano, Robinho, Zé Roberto & C.ª são craques que prometem, aliás prometiam. O Brasil não foi uma equipa organizada, mas pese embora tenha sido eliminada com a França podia ter ido mais longe se tivesse passado (em boa verdade perdeu pela diferença mínima com a França…. Também não teve sorte!). A Argentina desiludiu ainda mais porque prometeu muito na fase de grupos.
A Nível individual creio que Zidane e Figo mostraram ao mundo que velhos são os trapos. Ronaldo, fenómeno, provou que os críticos de ocasião (aqueles que disseram por exemplo a segui a Portugal ganhar à Inglaterra que Scolari era o melhor e que quando Portugal perdeu contra a França disseram que ele era uma besta) são uns ignóbeis, pois marcou 3 golos. Klose que foi o melhor marcou 5 apenas (e fez 7 jogos). Ronaldinho não fez um grande mundial mas não foi por ele que o Brasil foi eliminado. Revelaram-se bons jogadores como Lahm ou Van Persie e consolidaram o potencial muitos mais.
Os meu onze deste mundial, que selecciono apenas pela prestação exclusiva deste mundial, é seguinte:
Buffon na Baliza, Zambrota a defesa direito, Ricardo Carvalho e Canavarro a centrais, Lahm a defesa esquerdo.
No meio campo mais defensivo escolho Vieira e Maniche, Na ala direita Luís Figo, Na ala esquerda escolho Maxi Rodrigues.
Na frente escolho Henry apoiado por Zidane.
Suplentes seriam: Lehanm, Miguel, Grosso, Thuram, Terry, Makelele, Gerrard, Joe Cole, Schwenisteigher, Totti e Klose.
Zidane foi eleito o melhor do mundo. Foi bola de ouro. Concordo plenamente pois quem passeia classe como ele merece ser o melhor. Tenho pena de ter agredido Materazzi mas embora nada o justifique o Italiano foi muito porco. Tenho no entanto mais pena pelo facto de ele abandonar o futebol. Apesar da idade acho que pelo menos mais uma epocazinha….
Para terminar quero ainda dizer que os jogadores Portugueses, ao concordar com o pedido efectuado por Madaíl ao governo para que os prémios pagos (50.000€ a cada) pela Federação aos jogadores por um alegado bom desempenho no mundial fossem isentos de tributação em sede de IRS, perderam uma boa oportunidade para mostrar que os move não é só o dinheiro.

Sem comentários: